A Primus Ceramics lança o primeiro secador sem emissões de GEE

A Primus Ceramics lança hoje, em parceria com a SACMI, o primeiro secador sem emissões de GEE (Gases com Efeitos…

Sinergia entre Primus Ceramics e o parceiro Kerastone

Sinergia entre Primus Ceramics e o parceiro Kerastone num novo lançamento de produto da Maxus Ceramics! Juntos, incorporamos criatividade e…

A Primus Vitória reforça a aposta estratégica na produção de energia limpa

A laborar desde 1969 a Primus Vitória está mais próxima de si e do ambiente, com a produção de energia limpa.Especializada…

Primus Vitória na Portugalglobal

Entramos no novo ano com o pé direito. A Primus Vitória foi destacada pela revista Portugalglobal na edição de janeiro…

Visita do nosso cliente Kerastone

No passado dia 16 de Novembro tivemos a visita à Primus Vitoria do nosso cliente Kerastone e um conjunto de…

A Primus Vitória obteve o estatuto INOVADORA COTEC

A Primus Vitória obteve o estatuto INOVADORA COTEC, atribuído pela COTEC Portugal – Associação para a Inovação. Somos uma empresa…

Entrevista de Alexandre Ré ao Jornal de Notícias

Entrevista ao Jornal de Notícias, onde Alexandre Ré, administrador da Primus Vitória, dá o seu testemunho sobre o "recru­tamento permanente" e…

52º Aniversário

A Primus Vitória comemora 52.º aniversário Celebramos a 02 de Julho 2021 mais um ano de VERDADEIRA PAIXÃO pelo AZULEJO.…

Novo Website Primus Vitória

Desde a sua fundação que a Primus Vitória tem vindo a adaptar-se às tecnologias e a um mercado cada vez…

Primus Vitória reforça a sua aposta na sustentabilidade

A produção local de energia limpa e renovável levou a uma diminuição das emissões de CO2 em 316 toneladas anualmente…

Entrevista com Amélia Vitória

A CONVERSA COM AMÉLIA VITÓRIA, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRIMUS VITÓRIA A Primus Vitoria Kéramica - A Primus…

Primus Vitória investe em ampliação de armazém

As obras de ampliação do armazém de logística já arrancaram. Com uma área coberta de 7.500m2, esta nova aposta resulta…

UA apoia empresas a enfrentar os desafios da digitalização

A Universidade de Aveiro (UA) é uma das entidades que estão envolvidas no novo programa ‘Shift2future’, que surgiu para “acelerar”…

A Primus Ceramics lança o primeiro secador sem emissões de GEE

A Primus Ceramics lança hoje, em parceria com a SACMI, o primeiro secador sem emissões de GEE (Gases com Efeitos de Estufa)!

Trata-se do primeiro secador cerâmico alimentado a 100% com eletricidade produzida a partir de fontes renováveis, traduzindo-se numa inovação disruptiva para o setor.
Com uma potência instalada de 800 kW, este equipamento pode operar em plena capacidade, utilizando exclusivamente a energia gerada pela central fotovoltaica.
Destaca-se entre as suas inúmeras vantagens, a capacidade de comutação automática do modo elétrico e/ou GN, "híbrido", garantindo a continuidade da produção nas condições
ideais.

Fundada em 1969 e parceira da SACMI desde 2008, a Primus Ceramics possui uma capacidade produtiva de 4 milhões de m² por ano, 75% dos quais destinados à Exportação. A estratégia de crescimento da Primus Ceramics está alicerçada em pilares sólidos, tais como: qualidade, maximização da eficiência, inovação de processos, redução da pegada carbónica e sustentabilidade, servindo como fatores distintivos no mercado.
No que respeita à inovação de processos energéticos, o marco inicial foi a instalação da 1ª fase da central fotovoltaica em 2020, seguindo- se uma nova ampliação da central, finalizada em 2023. Esta expansão teve como objetivo acomodar as novas metas de sustentabilidade, gerando atualmente 2GWh de energia, que evita a emissão de 1.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

Este processo veio culminar com a parceria SACMI, com a recente intervenção no secador já existente (Modelo ECP de 5 pisos), para viabilizar o seu pleno funcionamento, utilizando a eletricidade gerada pela central fotovoltaica.
Para alcançar esse objetivo, a SACMI realizou alterações nos 4 módulos do secador, equipando-os com resistências adequadas, proporcionando uma potência total instalada de 800kW. Esta potência é suficiente para operar a máquina em plena capacidade, sem necessitar de utilizar combustível convencional.

O ponto forte do secador, após esta reconfiguração, é a sua capacidade de operar tanto em modo totalmente elétrico, quanto a gás GN, bem como em modo "híbrido" (por exemplo, dois módulos elétricos combinados com dois módulos a gás GN), garantindo assim a continuidade da produção, mesmo em condições variáveis de disponibilidade energética da central fotovoltaica. Em resumo, uma máquina equipada para garantir a continuidade operacional em todas as circunstâncias. Outra vantagem, graças ao know-how da SACMI, é a capacidade de realizar intervenções na máquina existente sem afetar o layout da unidade fabril.
Esta solução poderá ser facilmente replicada em larga escala e a SACMI, após o sucesso alcançado na Primus Ceramics, apresenta-a como uma oportunidade adicional no rumo à descarbonização da indústria cerâmica.

A sustentabilidade associada ao ciclo de vida dos produtos é um requisito fundamental para um posicionamento competitivo no mercado, pelo que temos a ambição de ser a empresa nacional líder na produção de revestimentos cerâmicos, com a menor pegada de carbono por m² produzido.

Partilhar Notícia