A Helexia x Primus Ceramics: a arte de produzir cerâmicas mais sustentáveis

A Helexia apresentou recentemente um case study sobre a importância descarbonização do setor cerâmico em Portugal. Este setor, composto por mais de 1139 empresas e 18000 trabalhadores, destaca-se internacionalmente como o 13º maior exportador mundial. Ao competir com países como a China, Itália e Espanha, a cerâmica portuguesa destaca-se não apenas pela inovação, design e qualidade, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade.

Sendo um setor com um consumo energético intenso, com o gás e eletricidade a representar uma parte significativa dos custos operacionais, a descarbonização surge como uma oportunidade estratégica para tornar as empresas do setor mais competitivas nos mercados globais onde operam.O grande consumo de energia do setor deve-se às altas temperaturas necessárias nos processos produtivos, tornando difícil a eletrificação total da produção.

No curto prazo, a produção de energia solar para autoconsumo tem sido uma opção adotada por várias empresas. No entanto, ainda há muito espaço para o desenvolvimento, tanto na produção de energia como na adoção de medidas de eficiência energética.

A nossa fábrica.

Atualmente, a Helexia apoia oito grandes empresas do setor cerâmico em Portugal, inclusive a Primus Ceramics. Estes projetos de autoconsumo solar já geraram 23 GWh de energia limpa, evitando a emissão de 11000 toneladas de CO2.

Partilhar Notícia